sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Igreja São José


Entrando no blog http://www.casamentopratico.com/ da minha amiguinha como de costume, me deparei com uma matéria sobre a Igreja São José, e não me contive em trazer para o meu cantinho essa história...

“Os fiéis de São José já se reuniam desde alguma data entre 1608 a 1640, numa pequena capela, então vizinha do mar, com frente para a Rua da Misericórdia. A Igreja como hoje se apresenta não tem nada da Igreja original, suas obras foram iniciadas em 1808 e finalizadas em 1842. Pouco se sabe da história de uma das mais antigas Igrejas da cidade, porque toda sua documentação se perdeu em 1711, quando ela foi saqueada pelo francês Duguay-Trouin, que a esvaziou de peças de grande valor histórico e artístico, durante sua invasão e saque à cidade. Os sinos da Igreja de São José são famosos por serem os sinos mais sonoros da cidade. A Igreja possui um sacrário e uma pia batismal que pertenceram à Igreja de São Sebastião do Morro do Castelo.Em sua fachada destacam-se: o frontão elevado e sua colocação acima de uma faixa horizontal contínua, que serve de base às pilastras das torres. A fachada lateral, desperta interesse por possuir um esquema usual das construções civis. No seu interior destaca-se a talha policrômica de caráter Rococó.”



Fotos de Patrícia Figueira.

3 comentários:

Quatro Folhinhas disse...

Oieeee, eu caí aqui de balão...e fiquei encantada com os seus "Mimos de Casamento",
parabéns e desejo a vc muita felicidade no casamento!!! beijos.

Unknown disse...

Olá....
Poxa! Eutambém vou csar na São josé...
E estou pensando no Clube de Engenharia! Que coincidência né? rs
Mas...estou com medo se a minha quantidade de convidados vai ficar bom lá...tenho 270...e vc? são qts?
Obrigada!
beijos

disse...

Poxa... você está tão sumida.
Seu casamento está pertinho... queria saber como está a reta final.

Bjs!